Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

sábado, 7 de junho de 2014

São Paulo do Potengi ganha Agência do INSS

Prefeito Naldinho acompanhado da primeira-dama Vênus, do ministro Garibaldi e de autoridades. Foto: Herisson Bezerra/GP

São Paulo do Potengi recebeu na noite desta sexta-feira, dia 06 de junho, uma Agência da Previdência Social. A agência integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS foi entregue pelo ministro de Estado da Previdência Social, senador Garibaldi Alves Filho ao prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo




  


A solenidade contou com as presenças do presidente do INSS, Lindolfo Sales, superintendente regional do INSS/Nordeste, João Maria Lopes, da Gerente-Executiva do INSS em Natal, Dione Regalado, deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos da região.


Prefeito fez um balanço da luta pela agência. Foto: João Paulo da Silva/SEMTHAS

A nova agência, localizada à Rua General Dantas s/nº, Centro, beneficiará uma população de 57,7 mil pessoas, residentes nas cidades de Barcelona, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Maria, São Pedro, São Tomé e a própria São Paulo do Potengi, que passarão a contar com os benefícios e serviços oferecidos pela Previdência Social mais perto de casa.


As instalações da Agência da Previdência Social São Paulo do Potengi possuem duas salas para realização de perícia médica, quatro guichês de atendimento em um ambiente totalmente climatizado, com capacidade para realizar 150 pericias medicas e atender 1.100 segurados/mês.


Com um investimento total de R$ 969,5 mil, a nova Agência da Previdência Social São Paulo do Potengi, integrante da Gerência Executiva do INSS/Natal, promete movimentar e aquecer o comércio da região, por meio do pagamento das aposentadorias e pensões à população residente nos oito municípios que serão atendidos na nova agência.

ECONOMIA
A importância dos recursos pagos pela Previdência Social para a economia dos municípios brasileiros de médio e pequeno porte, fica evidenciada quando fazemos a comparação entre o montante recebido por meio do pagamento de benefícios e o repasse referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

Atualmente, dois de cada três municípios brasileiros recebem mais recursos do INSS do que do Fundo de Participação dos Municípios. O pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, é equivalente a 7% do Produto Interno Brasileiro (PIB).

De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB), de São Paulo do Potengi em 2013, alcançou o patamar de R$ 92.930,65 ficando em 40º lugar no ranking estadual. O setor agropecuário é bastante desenvolvido e gera todos os anos muitas divisas para a cidade e região, por meio da realização da Caprifeira de Ovinos e Bovinos.