Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Agricultura realiza corte de terras na zona rural

Corte de terra realizado pela Secretaria de Agricultura. Foto: SEMAPE/SPP

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, disponibilizou o corte de terras para todas as comunidades rurais do município, garantindo o preparo das áreas para o cultivo de feijão, milho e mandioca durante o período chuvoso deste ano.

 Plantio  sendo realizado após o corte de terra. Foto: SEMAPE/SPP

Segundo o secretário de Agricultura, Erivan Isídio, a Prefeitura garantiu 1.185 horas de trator para o preparo das áreas para plantio, aproveitando as chuvas que caíram na região nos últimos meses. O pluviômetro da EMPARN, instalado no município, registrou até esta data 312 mm de chuvas. Esse volume é muito baixo para atender as exigências das culturas para uma boa safra e, além disso, as poucas chuvas que caíram foram de pouca intensidade, havendo ainda, a ocorrência de veranicos prolongados durante o período de plantio. A maior chuva do ano (50 mm) ocorreu já no mês de junho, fora do período de plantio, havendo assim maior dificuldade de recuperação das lavouras.

O secretário informou ainda que a Prefeitura já solicitou junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a vistoria para comprovação das perdas de produção por estiagem. Os laudos de comprovação de perdas serão elaborados pela EMATER, mediante visitas às unidades produtivas nas comunidades rurais do município. Logo após, o relatório será encaminhado ao MDA para que os agricultores possam ter acesso aos benefícios do Programa Garantia-Safra, caso sejam comprovadas perdas superiores a 50% da produção esperada para esta safra.