Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Secretaria Municipal de Saúde através das Vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica alertam para a presença de morcegos na zona urbana do município.

Reunião contou com a presença de profissionais para debater a questão. Foto: SMS/SPP

A Secretaria Municipal de Saúde através das Coordenações de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica vem alertar a população de São Paulo do Potengi sobre a presença de morcegos na zona urbana do município. Depois de receber algumas denuncias de moradores a secretaria de saúde solicitou a visita de uma equipe técnica do Estado para uma avaliação da situação, durante a visita dos técnicos aos locais denunciados foi constatado a presença de morcegos, sendo que até então nenhum destes foi coletado e encaminhado durante o ano de 2013 para o LACEN “Laboratório Central” para diagnostico de Raiva.

Durante a visita os técnicos informaram que os morcegos são protegidos por lei e tem uma grande função, pois são responsáveis também pelo equilíbrio e manego ambiental, foi também constatado que alguns morcegos com sintomatologia de raiva foram desprezados e não encaminhados para o diagnostico.

A equipe de vigilância definiu que dois profissionais farão a coleta dos morcegos. Foto: SMS/SPP

Portanto depois de concluídas as visitas todos se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Saúde para discutir e buscar alternativas para um melhor controle dos morcegos.

Ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizara dois servidores para fazerem a coleta de morcegos que estiverem com sintomatologia de raiva, ou seja, morcegos caídos no chão, morcegos voando fora de hora “durante o dia” entre outros. Os responsáveis pela coleta dos morcegos serão Radir e valdenio.

Pedimos as pessoas que encontrarem morcegos nessas situações não tocar nós mesmos e entrar imediatamente em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3251-4916/4925, pois encaminharemos os técnicos responsáveis para fazer a devida coleta e o encaminhamento para diagnóstico.