Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Secretaria de Agricultura intensifica ações de convivência com a seca

Máquina trabalhando para escavação de barreiro. Foto: SEMAPE

A Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEMAPE, desde o mês de janeiro, realiza cotidianamente ações de combate aos efeitos da seca e de convivência com a estiagem. A SEMAPE conta com uma equipe técnica composta por 04 técnicos em agropecuária, 01 geógrafo e 01 biólogo, onde realiza o agendamento de serviços e frequentemente visita os agricultores, orientando e acompanhando os serviços. 

Barreiro sendo escavado. Foto: SEMAPE

Devido a grande quantidade de solicitações que recebemos diariamente, 268 pedidos são para escavação ou manutenção de barreiros e cacimbas; e 138 para outros serviços, resultando, até o momento, num total de 406 solicitações para a retroescavadeira. Contudo, por causa da grande demanda, no momento estão sendo priorizadas as situações de emergência, como a escavação de cacimbas no Rio Potengi ou em riachos, que sejam utilizadas na dessedentação animal ou na produção agrícola de imediato. Em um segundo momento, são escavados barreiros para uso nos próximos períodos chuvosos.

Portanto, até o momento, já realizamos a escavação de 136 barreiros, cacimbas, cacimbões e cisternas nas comunidades rurais. Realizou-se ainda durante este período, visitas técnicas de planejamento e acompanhamento a todas essas ações realizadas nas unidades produtivas municipais.