Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PROERD promove Seminário para professores

Professores fizeram, entre outras atividades, alongamento e dança. Foto: Herisson Bezerra/GP

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, no Ginásio Municipal Paulina Nunes de Queiroz, um Seminário do PROERD de São Paulo do Potengi, onde foram capacitados dezenas de professores e gestores de escolas municipais que recebem o programa de combate às drogas.

Policial militar fez palestra de motivação e conscientização. Foto: Herisson Bezerra/GP

Prefeito Naldinho com a secretária de Assistência Social Vênus Cavalcante e professores. Foto: Herisson Bezerra/GP

Através de palestras com policiais militares e pedagogos, o programa visa o enfrentamento do uso cada vez mais frequente de drogas por parte de crianças e adolescentes nas cidades.

O prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo esteve presente e falou sobre a importância do combate às drogas. A professora Maria Neci também falou sobre o tema.

Professores e gestores municipais participaram do encontro. Foto: Herisson Bezerra/GP

Secretária de Educação, professora Maria Neci, com o professor Jobson e os policiais do PROERD. Foto: Herisson Bezerra/GP

O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Professora Neci fala aos professores e aos policiais do PROERD. Foto: Herisson Bezerra/GP

Prefeito Naldinho discursou ao final do Seminário e agradeceu a colaboração. Foto: Herisson Bezerra/GP

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.

Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.